sexta-feira, 15 de julho de 2011

Quixotada I

" Também há de carecer meu livro de sonetos no início, ao menos de sonetos cujos autores sejam duques, marqueses, condes, bispos, damas ou poetas celebérrimos; embora, se eu os pedisse a dois ou três amigos do ofício, eu sei que mos dariam, e tais, que não lhes igualariam os daqueles que têm mais nome em nossa Espanha. Enfim, senhor e amigo meu - prossegui - , eu determino que o senhor D. Quixote permaneça sepultado em seus arquivos na Mancha, até que o céu depare quem o adorne de tantas coisas quantas lhe faltam, porque eu me acho incapaz de remediá-las, por minha insuficiência e poucas letras, e porque naturalmente sou acomodado e preguiçoso para andar buscando autores que digam o que eu sei dizer perfeitamente sem eles. Disso nasce a suspensão e absorção, amigo, em que me achastes, sendo causa bastante para pôr-me nela a que de mim ouvistes."

Extraído do Prólogo de "O Engenhosos Fidalgo Dom Quixote da Mancha" de Miguel de Cervantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário